RegionaR

14 ONGs que trabalham na América Latina e no Caribe se uniram para inovar a defesa dos direitos humanos

Brasil, 20 de outubro de 2022 – Diante do complexo contexto vivenciado regionalmente, um grupo de organizações da sociedade civil de diferentes áreas (nacionais, regionais e internacionais) lançou o RegionaR/Fórum Regional de Direitos Humanos, uma nova plataforma de intercâmbio, interação, reflexão e apelos à ação, para atualizar e tornar mais eficaz a defesa dos Direitos Humanos em âmbito regional

O encontro ocorreu, pela primeira vez, em San José, na Costa Rica, em setembro de 2021. Através de uma reunião mista, as organizações identificaram consensualmente, as múltiplas crises com raízes profundas e históricas que afetam países latino-americanos e caribenhos, e como estes foram agravados não apenas pela pandemia de COVID-19; mas pela desigualdade, racismo, a alarmante deterioração climática e os complexos eventos políticos e sociais que abalaram a região.

Desde então, 14 ONGs de diferentes países e campos de atuação se uniram para materializar um processo reflexivo que busca um impacto real na prática de exigir e defender os Direitos Humanos em nível regional. Assim, foi elaborado um novo espaço de interação chamado RegionaR/Fórum Regional de Direitos Humanos.

Uma abordagem original

No Fórum Regional de Direitos Humanos/RegionaR, representantes da sociedade civil organizada da América Latina (ou cujo trabalho beneficia a região) convergem, em uma ampla gama temática que inclui: mulheres e gênero, população LGBTIQ+, antirracismo, justiça climática, povos indígenas, estado de direito, liberdade de expressão, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, vítimas de execuções extrajudiciais ou tortura, comunidade rural ou camponesa, entre muitos outros.

Com este lançamento oficial, o RegionaR/Fórum Regional de Direitos Humanos, inicia o caminho para a construção de uma abordagem regional inovadora na defesa dos direitos humanos que alcance um impacto intersetorial e regional sobre a matéria.  As organizações não governamentais que promovem essa iniciativa estabeleceram os objetivos da RegionaR, entre eles; atualizar o diálogo, ideias e conteúdos sobre Direitos Humanos para prover uma maior apropriação sobre o tema por parte das nossas sociedades.

Regional ou RegionaR?

A escolha do nome é o resultado de um processo de análise profunda visando a definição de uma identidade que fosse reflexo da missão, objetivos e abordagens da proposta organizacional. Dessa forma, o termo RegionaR surgiu para se referir à criação de um Fórum Regional de Direitos Humanos.

Nesse sentido, o RegionaR constitui uma intervenção linguística que busca expressar em palavras a missão transformadora das realidades que as ONGs que promovem essa iniciativa escolheram. Sobretudo, a expressão tem a forma de um «verbo», com o qual deseja convocar a ampla participação de todos os atores sociais, e cuja conjugação implica caracterizar essa proposta nascida na América Latina e invadir todas as línguas da região com sua própria expressão e consenso: Vamos RegionaR!

As organizações impulsoras

Estas são as ONGs que deram o impulso necessário para criar o RegionaR/Fórum Regional de Direitos Humanos.  São defensores de diversos direitos humanos, em vários países e com escopo diferente:

Associação Interamericana de Defesa Ambiental (AIDA) – Regional
Artigo 19 – México e América Central
Centro PRODH – México
CEJIL – Regional
Coalizão de ONGs LGBT litigando frente ao SIDH (Synergia) – Regional
COFAVIC – Venezuela
Consultoria para Direitos Humanos e Deslocamento (CODHES) – Colômbia
Fórum Indígena de Abya Yala – Regional
Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos (Raça e Igualdade) – Internacional
Latin American Working Group (LAWG) – Regional
Rede de Mulheres Afro-Latinas, Afro-Caribe e Diáspora – Regional
Serviço de Refugiados Jesuítas (JRS-LAC) – Regional
Terra de Direitos – Brasil
Women’s Link Worlwide – Internacional 

Começando os trabalhos

O trabalho começa imediatamente.  Junto com sua criação, o comitê gestor do Fórum Regional de Direitos Humanos estabeleceu uma meta inicial que irá executar a ativação da plataforma e o processo de transformação que busca. Nesse sentido, está sendo organizada a inauguração do RegionaR 2022/Conferência Regional de Direitos Humanos, que abordará os fatores comuns que ameaçam e afetam a garantia dos direitos humanos, do Estado de Direito e da democracia na região.

Para mais informações, acesse: https://regionar.org/pt

 

Compartilhar

Los comentarios están cerrados.

RegionaR

Postagens recomendadas

elmt_B4

RegionaR/ Fórum Regional de Direitos Humanos busca expressar em em palavras nossa missão de transformar realidades. Tem a forma de um "verbo", com o qual desejamos convocar a ampla participação de todos os atores sociais, expressar seu nascimento na América Latina e no Caribe, e irromper nossos idiomas com uma expressão.

elmt_B4