Categorías
REGIONAR PT

A Escola RegionaR encerrará, com êxito, um processo de formação política em direitos humano nesta semana

  • As sessões finais abordarão pedagogias, ativismo político e sustentabilidade para a defesa dos direitos humanos, bem como sua garantia na mobilidade humana.
  • Os alunos apresentarão projetos finais elaborados com contribuições do processo.
  • A atividade será realizada presencialmente em Bogotá, Colômbia, e contará com a participação de pessoas da região latino-americana.

A Escola de Formação Política em Direitos Humanos da RegionaR está se preparando para concluir seu Programa 2024 com os módulos VI e VII, que serão realizados nos dias 28 e 29 de novembro em Bogotá, Colômbia. Essas sessões marcarão o ponto alto de um processo de treinamento que começou em junho, com o objetivo de trocar e compartilhar conhecimentos para fortalecer as capacidades e os conhecimentos dos ativistas da região a partir de uma perspectiva feminista, antirracista, cosmogônica e interseccional.

O Módulo VI, dedicado à liderança e ao fortalecimento interno, abordará os desafios e as lições aprendidas na defesa dos direitos humanos por meio do ativismo político e da sustentabilidade. As atividades terão início com uma conferência inaugural sobre os desafios da liderança social na atualidade, ministrada pelo especialista Leonardo Díaz.

Posteriormente, Elkin Agudelo, acadêmico da Universidad Distrital Francisco José de Caldas de Colombia, discutirá as pedagogias na promoção e no fortalecimento da liderança e dos processos coletivos para a defesa dos direitos humanos. Ramón Orlando Rivero, da Organización Social Salvador do Uruguai, substituirá Agudelo para falar sobre os papeis e desafios do ativismo político para a defesa desses direitos na região.

Por fim, Angélica González Gaytán, diretora de programas do Centre for Reproductive Rights, apresentará ferramentas e estratégias para os processos de gerenciamento financeiro de organizações de direitos humanos, apresentando ferramentas para captação de recursos e elaboração de propostas para doadores.

No dia seguinte, o Módulo VII marcará o encerramento do programa. Uma grande parte da agenda será dedicada à apresentação dos projetos finais dos participantes. Além disso, haverá um painel sobre as experiências latino-americanas de treinamento em direitos humanos, com a participação de organizações de destaque, como a Rede de Mulheres Afro-Latino-Americanas, Afro-Caribenhas e da Diáspora, a Escola Ancestral da AFRODES Cali, o Instituto Mexicano de Desenvolvimento Comunitário e a Associação Mapuche Tain Adkimn.

Para encerrar o dia com chave de ouro, teremos uma conferência de Jember Pico Castañeda, Coordenador de Advocacia do Serviço Jesuíta aos Refugiados para a América Latina e o Caribe, que abordará o impacto da mobilidade humana sobre os direitos humanos, destacando os desafios e as propostas para sua atenção.

Como parte das atividades de encerramento, será realizada uma cerimônia para reconhecer as conquistas e fortalecer as redes de colaboração construídas durante o processo. Esse espaço será um reflexo do compromisso coletivo com a defesa dos direitos humanos na região.